terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Estado do RIO já contabiliza 962 focos de incêndio



Este ano, os bombeiros já registraram um total de 962 focos de incêndio no estado. Somente nos oitos dias de fevereiro, foram contabilizados 499 focos nas matas. Em janeiro, foram 463, o que dá uma média de 24 por dia.

Nesta segunda-feira, policiais do 2º BPM (Botafogo) informaram que uma área de mata estava pegando fogo no alto do Morro Dona Marta, em Botafogo. Moradores da região contaram que as chamas tiveram início quando um colchão foi incendiado. Elas teriam se alastrado por uma área de floresta. Depois de quase quatro horas, o fogo foi debelado por bombeiros de Botafogo. Ninguém saiu ferido. Outro foco de incêndio ocorreu em Vargem Grande.

Já na Zona Oeste, no bairro Camorim, um incêndio começou na noite de quinta-feira e foi controlado somente na manhã desta segunda-feira, destruindo cerca de oito hectares, sendo quatro deles dentro da área do Parque Estadual da Pedra Branca. O fogo pode ter sido causado pela queda de um balão.

Segundo o coronel Márcio Magnelli, comandante do Grupamento Florestal e de Meio Ambiente, os bombeiros usaram um helicóptero e um avião do Grupamento de Operações Aéreas. As aeronaves transportaram cerca de seis mil litros de água, que foram jogados no alto do morro, na região de Vargem Pequena e Curicica, em Jacarepaguá. Segundo os bombeiros, foram vários focos de incêndio na região.

Outro lugar afetado pelo fogo foi o Parque Estadual do Desengano, em Campos. Um avião de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros, com capacidade para lançar três mil litros d'água, foi usado na operação. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) suspeitam que uma tempestade de raios tenha provocado o incêndio. A avaliação é que tenham sido atingidos cerca de 25 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário